Grupo Tripé e Instituto Alexa apresentam: Que Lixo o Que?



O INÍCIO:



Um dos projetos que receberão apoio do *Fundo Alexa de Cultura, Educação, Meio Ambiente e Saúde (FA-Cemas) no ano de 2013 é o “Que Lixo o Que?” do Grupo Tripé. A proposta é trabalhar com 15 crianças que tenham relação direta ou indireta com a reciclagem de lixo para cinco meses de aulas/ensaios para montagem de um espetáculo para ser apresentada em Uberlândia e Tupaciguara durante os meses setembro e outubro.



*a ONG Alexa desenvolve trabalhos com foco em formação de pessoas e apresentou em dezembro os seis projetos que receberão apoio financeiro para desenvolver atividades educativas, culturais e sustentáveis em 2013 almejando trabalhos que promovam o desenvolvimento educacional e a consciência ambiental dos envolvidos.





na ordem:
Thiago Di Guerra, Jamile Salomão e Alexandre Lacerda Biagi no Café com Projetos, realizado pelo Instituto Alexa para a apresentaçao dos classificados no Edital do Fundo Alexa de Cultura, Educação, Meio Ambiente e Saúde. Em seguida.


SÁBADO-FEIRA, 30 DE MARÇO DE 2013.

Iniciamos as atividades do projeto "Que lixo o que?" - junto ao Instituto Alexa! 



Após visita a cooperativas da cidade, percebemos que a realidade não era a que imaginávamos, que bom - não existem menores de 18 anos trabalhando diretamente com o lixo. Mas estivemos em contato com o presidente da CORU - Cooperativa de Recicladores de Uberlândia para entregar as fichas de interesse que produzimos com informações sobre o projeto e convite para que os associados inscrevessem seus filhos.  
Como tivemos pouca adesão às fichas, decidimos partir para o PLANO B.

                            

SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2013

PLANO B para conseguir os participantes do nosso projeto foi de aborda-los de outra modo, mais próximo deles e que passasse além de tudo, a mensagem do projeto.

Na mosca! Optamos por adaptar e apresentar "Aquele que diz sim, Aquele que diz não" de Bertold Brecht para convidar a comunidade para o projeto.


Ensaio "Aquele que diz sim, Aquele que diz não" 




















SÁBADO-FEIRA, 20 de abril  DE 2013 / fim de tarde... 

Após o período de ensaios e contatos para fechar o PLANO B - que seria justamente a apresentação convite para a comunidade da ARCA - Associação de Recicladores e Catadores Autônomos, apresentando a adaptação de "Aquele que diz sim, Aquele que diz não".

Na véspera da apresentação fizemos um ensaio aberto na área externa do Plenário da Prefeitura de Uberlândia, para os amigos, artistas e comunidade da cidade. 

Presenças especiais e energia muito boa de todos. Foi bom compartilhar nosso processo e em seguida, no bate-papo ouvir as impressões daqueles que estiveram presentes, foi sem dúvida uma vivência importantíssima para todos do Tripé.














Cartaz divulgado para a apresentação convite:





(...)


DOMINGO-FEIRA, 21 DE ABRIL DE 2013.

A história continua quando...
Amanhecemos com muita expectativa para finalmente entrar em contato com os possíveis jovens que participariam do nosso projeto. 

15:00 - todos juntos, lá


16:30 - Cenário montado, figurino pronto, atores aquecidos e o entardecer de um belo domingo. A espera. 

17:00 - A esperança de um pequeno atraso.
17:50 - E assim como na peça todos puderam escolher entre estar ou não de acordo, eles nos disseram não e assim decidimos partir para o plano C.

*estiveram presentes 5 espectadores que já acompanham o trabalho do Grupo Tripé, mas não realizamos a apresentação devido a expectativa frustrada pela ausência dos representantes das associações, ausência dos nosso apoiadores e principalmente do público alvo. 












*


o PLANO C consistiu em: entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação para um mapeamento das escolas municipais que incluem no seu planejamento pedagógico projetos relacionados com o lixo/meio ambiente, ufa, achamos! em resumo acontece que estamos contentes pois a partir de, já marcamos nossa primeira aula do projeto - dia 11/05/2013.

SÁBADO-FEIRA 11 de maio de 2013.






 


 




SÁBADO-FEIRA 18 DE MAIO DE 2013.





 

 




SÁBADO-FEIRA, 25 DE MAIO 2013.


                             





















SÁBADO-FEIRA,- 01 de junho de 2013

Na quarta aula optamos por inserir ainda mais o tema lixo, preparamos a escada que dá acesso a sala de aula, com o que chamamos de "Lixo: uma viagem no tempo". Em cada degrau questionamos e informamos (não só) sobre a decomposição. 

Depois dessa viagem não fomos mais os mesmos!







    


    









                                           

OLHA TODO MUNDO AQUI:


teve até matéria de jornal:


Thiago Di Guerra voltou:




SÁBADO-FEIRA, 08 de junho de 2013.




  


  

 






                                   


DOMINGO-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2013.

um domingo no parque cheio de histórias, nada melhor - foi dia de gravação para fecharmos o vídeo da primeira etapa do "Que lixo o que?"


Logo sai um resumo pra todo mundo acompanhar!!













Enquanto isso as aulas continuam:


SÁBADO-FEIRA, 15 de junho de 2013.

                                 












SÁBADO-FEIRA, 22 de junho de 2013.



















SÁBADO-FEIRA, 29 de junho de 2013.










SÁBADO-FEIRA, 06 de julho de 2013.


SÁBADO-FEIRA, 13 de julho de 2013.





























SÁBADO-FEIRA, 13 de julho de 2013.






















 
__________________________________________________________________________________










________________________________________________________


Sabe o que é medir uma criança na parede e acompanhar o crescimento dela? Pois é, nós sabemos... e não é só do crescimento da estrutura física que passou de 1,20m para 1,22m que estamos falando, mas do crescimento pessoal. Tínhamos um grupo de crianças/adolescentes que já tinham contato com a arte na escola, mas estávamos diante de 15 pessoas que queriam conhecer mais o que era o teatro. Começaram tímidos e aos poucos foram se soltando, não só na arte teatral, mas também expuseram seus sonhos, suas vidas pessoais, seus desejos e seus anseios. Depois de 6 meses medimos de novo, e sim... eles cresceram, porque não existe outra alternativa para a criança a não ser crescer, mas o crescimento deles pessoal e visível, não tem como medir, e do nosso crescimento podemos falar porque é assim, “ensinamos enquanto aprendemos e aprendemos enquanto ensinamos” como diz Paulo Freire, e podemos concluir que nesse projeto aprendemos muito mais e tentamos transmitir com todo cuidado, carinho e dedicação o que acreditamos que a arte seja: a transformação do ser humano, o despertar da sensibilidade, a forma de ver o mundo e a vida com outros olhos... se aconteceu? Perguntem a eles, eles adoram falar!
 Com carinho,
Grupo Tripé













Um comentário: