15 de dezembro de 2012

Por que é... Natal?

"Muita gente não ouviu porque não quis ouvir: o amor só traz o bem."

Na noite de Natal, um grupo de amigos invade uma praça e nela fazem uma troca de presentes. Ao abrirem simples embrulhos revelam não só o que há dentro das caixas como também seres natalinos que disseminam o amor e a paz característicos desta data. Apropriando-se da forte tradição da troca de presentes no dia 25 de dezembro estes seres presentearão os espectadores ofertando histórias típicas natalinas de alguns países: Brasil, México e Estados Unidos. O que se deseja para o Natal? O que se espera do Natal? Virtudes como a fé, a humildade, a generosidade e a amizade serão resgatadas de forma a aproximar o público e estabelecer pequenos laços afetivos enquanto dura esta comemoração. Ao celebrar o amor, o Tripé retomará importantes signos natalinos propondo uma reflexão: Existem dois natais? O do "paraíso das compras" e o das igrejas? O que dá presentes e o que só é "presença"? O da fé e o do consumo? Celebrar o Natal com o romântico "papai-noel" ou na simplicidade do presépio?

Concepção e direção: Cássio Machado.
Elenco: Ana Zumpano, Cássio Machado, Guilherme Conrado, Jacqueline Carrijo, Juliana Nazar e Renata Sanchez.
Registro Visual: Thaneressa Lima
Trilha sonora: Ricardim Ramos.
Concepção – Cenário, figurino e adereços: Grupo Tripé.
Execução – Cenário, figurino e adereços: Flávio Arciole, Elton e Juliano Rodrigues.




26 de novembro de 2012



"A verdade não mudou. Quando a paz foi ensinada, pouca gente escutou. Eles estão surdos!!!" (Roberto Carlos)
Dia 02/12 às 14h no Arte na Praça. Venham celebrar com a gente!

Boa tarde pessoal! Aguardamos todos vocês!

"Um grande prazer temos na verdade. Nascerá o Menino..."

13 de setembro de 2012

NOVIDADE!

bom dia!

a novidade é que mais uma artista chegou para somar ao grupo... 

Juliana Nazar tem sua pesquisa totalmente relacionada à pesquisa do Grupo Tripé, além de anos de amizade e convivência com todos os integrantes!

seja bem vinda,

venha com tudo!



10 de setembro de 2012

INTERCÂMBIO TRIPÉ - FUZUÊ - 06 e 07 de setembro

Alguns registros do que aconteceu nos dois dias de Intercâmbio Tripé - Fuzuê.

Agradecemos a participação de todos, foi muito bom ver representantes de vários grupos da cidade trabalhando juntos em pleno feriado!


Um agradecimento maior ao Via Lakka, parceiro de muitos acontecimentos que virão!




































6 de setembro de 2012

Lista de inscrições no intercâmbio TRIPÉ - FUZUÊ

BOM DIA!!!
Fechamos o intercâmbio Tripé - Fuzuê.
Agradecemos a todos que se inscreveram, com certeza vai ser muito enriquecedor estarmos juntos!!!
Segue abaixo os nomes de quem enviou o e-mail pra gente:


Ana Flávia Felice
Ana Zumpano
Ana Célia Gomes Vieira
Adriana Francisco Francisco
Breno Ferreira Maia
Cassio Machado
Gustavo Bacci
Ju Nazar
Maria Heliane Maria
Monique Alves
Rebeca Li Maciel
Renata Sanchez
Samuel Giacomelli
Uilson Júnior Francisco Fernandes


ATÉ MAIS TARDE GALERA!!!

INTERCÂMBIO TRIPÉ - FUZUÊ com Éric Vinícius do Grupo Fuzuê (Fortaleza-CE)


O Intercâmbio Tripé-Fuzuê é uma atividade formativa multiplicadora que tem como objetivo principal a vivência de processos artísticos vivenciados pelo grupo Fuzuê a partir da última pesquisa do grupo intitulada “Desistência Poética”. Esta pesquisa foi feita sob a influência do artista plástico italiano, Maurice Catellan, que considera os corpos como: imagens estáticas, em formas de pêndulo, ora penduradas, ora sendo puxados pelo espaço e nos traz para o lugar do absurdo ao mesmo tempo em que nos golpeia pel

a ironia política das ações propostas.

DURAÇÃO: 2 dias / Carga horária: 6h

06/09 - das 19h às 22h
07/09 - das 10h às 13h

LOCAL: Via Lakka – Rua Jerônimo Martins do Nascimento, 1.206
Bairro Aparecida

GRATUITA!

Público: artistas de circo, dança, teatro, performance e música.

INSCRIÇÃO: e-mail para grupotripe6@gmail.com, com nome e telefone.


SOBRE ÉRIC VINÍCIUS

Éric Vinícius é natural de Uberlândia-MG onde iniciou suas atividades em acrobacia de solo e ginástica olímpica. Em 2005 fez parte da trupe da Vaga Praça, projeto coletivo de Teatro-Circo itinerante que percorreu várias cidades do sul do Brasil e países da América do Sul, desenvolvendo atividades culturais entre apresentações artísticas, oficinas e performances. Em 2007 residiu em Santiago (Chile) onde participou do AKI- Centro de Investigacion Escenica como aluno de trapézio fixo e acrobacia em grupo. Em 2010 e 2011 participa do curso de especialização em artes circenses na modalidade parada de mãos da Escola Nacional de Circo do Rio deJaneiro e da oficina de criação em aparelhos aéreos. Atualmente é responsável por ações de formação na área do circo junto ao Ponto de Cultura Ubuntu, além de ocupar pautas no Teatro das Marias com ensaios, treinos e pesquisas teórico-práticas. Participa do elenco do grupo Fuzuê nos trabalhos “Picadeiro”, “Respiro” e “Desistência Poética”. Foi premiado nas instâncias estadual e privada no estado do Ceará através do VIII Edital de Incentivo Às Artes SECULT, na categoria Circo, e no edital BNB de Cultura 2011 na categoria artes cênicas para montagem de espetáculo, atualmente reside e atua artisticamente na cidade de Fortaleza-CE.


SOBRE O GRUPO FUZUÊ

O grupo Fuzuê é uma trupe independente que atua artisticamente no estado do Ceará desde 2004, sistematizando atividades corporais de pesquisas e experimentações teórico-práticas nas linguagens de circo, dança e teatro. Propõe a criação de mercado e consolidação de público para a arte circense, formação artística através de seu repertório de habilidades e espetáculos. Nesses anos de existência na cidade de Fortaleza-Ceará vem se destacando pelo seu trabalho sistemático, compromisso artístico e engajamento político nas suas atividades e ações sócio-culturais realizadas.


SOBRE O GRUPO TRIPÉ

O grupo TRIPÉ foi criado no ano de 2006 nas dependências do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com o objetivo de pesquisar elementos técnicos do teatro-dança para a criação de espetáculos. Mais tarde, o TRIPÉ passa também a investigar a relação/influência do espaço urbano na criação de suas obras (o espaço urbano e sua co-laboração na criação artística). Sob essa ótica surgem os espetáculos: CoTIQUEdiano – 2008 (espetáculo que unia música ao vivo e partituras corporais criadas a partir da observação de tiques produzidos por transeuntes), Quanté – 2009 (contemplado com o Fundo Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia e premiado com o prêmio Klauss Vianna 2009). Em Quanté, o grupo cria uma obra de caráter multidisciplinar ao abordar as relações do consumo com a sociedade. Mais recentemente participou do projeto Auto de Natal 2011, da Prefeitura Municipal de Uberlândia, e criou o espetáculo Por que é... Natal?, com o qual circulou por 5 praças da cidade no mês de dezembro.